Foto do Centro do Rio de Janeiro - Conecta Administradora

Transformações necessárias do Centro do Rio de Janeiro

A Cidade do Rio de Janeiro apresenta particularidades, entre elas o fato que ao longo do tempo fez o que é conhecido como “Centro” do Rio, um local nobre, comercial e residencial em um local majoritariamente de trabalho, transformando o “Centro“ do Rio em um centro financeiro, comercial e serviços, sede de várias empresas privadas e estatais.

O bairro, apesar de ter deixado de ser o centro financeiro do País, perdendo para a Cidade de São Paulo, continuou sendo um local repleto de escritórios de empresas dos mais variados setores e da rede de serviços que naturalmente acompanha.

Porém, o Centro com seus prédios e arranha céus, vem enfrentando desafios ao longo dos anos para se manter atrativo apenas como local de trabalho. A sobreposição de crises, desde o esvaziamento econômico do Rio de Janeiro, com transferência de empresas, a imensa crise econômica que se perpetua desde 2014, com as recessões de 2015/2016, o crescimento pífio dos anos  2017/2018/2019, a recessão de 2020, a concorrência com novos locais de trabalho, mais modernos ambientalmente mais atrativos e, por fim, a pandemia do COVID-19 que exigiu medidas de distanciamento social, com as empresas adotando o trabalho remoto, veio impor , como quase tudo após essa pandemia, transformações profundas, pois já vinha mudando o jeito de trabalhar e viver e com a pandemia isso ganhou escala. Portanto, para conter o esvaziamento do centro do Rio não há alternativa, o Centro do Rio tem que se reinventar.

O golpe no Centro é múltiplo, não bastando a mudança no estilo de vida com o home office, o protagonismo da região como centro de negócios e de empresas passou a ser compartilhado com outras praças.

Uma alternativa é faze-lo voltar a ser residencial também, com uma vizinhança mais diversificada. O esvaziamento de prédios comerciais, pode aumentar a oferta de imóveis residenciais no centro do Rio, em uma cidade de custo elevado de moradia. Esta é uma alternativa viável, sinergética e socialmente positiva. A conversão de prédios de escritórios em residências, criaria um resgate financeiro/econômico para os proprietários, novos proprietários e varejistas, pois o Centro ganharia uma movimentação maior e durante 24 horas e não apenas durante o dia.

A Prefeitura já está se movendo nessa direção. Política de mobilidade e planejamento urbano são temas obrigatórios na mesa de qualquer prefeitura. Muito além da questão emergencial do Centro do Rio, acompanhar tendências e seus desdobramentos para orientação de Políticas Públicas urbanas é condição sine qua nom. A adesão ao teletrabalho, alteração na demanda por imóveis, crescimento do comercio digital, modos de transporte, são tendências que devem ser constantemente acompanhadas.

Tags:


Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Sign up with email

Get started with your account

to save your favourite homes and more

By clicking the «SIGN UP» button you agree to the Terms of Use and Privacy Policy
Powered by Estatik